terça-feira, agosto 24, 2004

Publicidade

Meu professor de AFRO II* esta muito velho. Reparei isso na 1° aula que tivemos na segunda passada. Fala baixo, senta toda hora e tal... o fato é que ontem o coordenador do Curso de Administração, e tmb professor de contabilidade, nosso querido, excelentíssimo, (abram o tapete vermelho e joguem petalas de rosas), Marinho!!!!! ok, ok, o Marinho foi na minha turma ontem avisar que o prof. não ia comparecer pq estava muito doente. Sendo assim, sugeriu q fossemos ate o auditorio assistir uma palestra.

Quero comentar o tema desta aqui hj.
Óbvio que era direcionada para os alunos da PP, sempre.... isso já é norma lá. Mas enfim, estava um dos presidentes da Escala, e outro da Gad Design. O resto nem vale a pena comentar (salsinhas).
Eles passaram no telão, 3 propagandas. Uma da revista Época e duas do jornal a Folha de São Paulo, sendo que todas com conteúdo super bem elaborado e inteligente, justamente para atender ao publico alvo a que se destinava. Mas a palestra era para conscientizar os alunos, de que todo o profissional precisa ter um nível cultural elevado. Isso parece meio óbvio. Mas eu sei que tem muita gente que se limita a saber só aquilo que é apresentado em sala de aula, e pensa que o conhecimento serve ate o dia da prova. Além disso, estar sempre atento a todos os assuntos é essencial. Prestar muito atenção nas coisas, nas pessoas, no ambiente, ir ao cinema, conversar muito, ler muito, escrever.... Acredito que isso serve para qualquer profissão, não apenas para a publicidade, em que vamos buscar comunicação.
Uma coisa que foi dita pelo diretor da Escala: - prestem muito atenção nos clássicos. Eles sempre vão servir de inspiração.
Em alguns momentos me lembrei da minha tia Niara, que no sabado ela estava na minha casa e disse que os alunos dela nunca tinham escutado aquela musica que o Ney Matogrosso gravou "Mulheres de Atenas"... achei um absurdo...
Mas ontem foi dito na palestra que esse negocio de conhecer e estar antenado das coisas, começa na familia, dentro de casa. A pessoa tem que ser incentivada a buscar conhecimento ainda criança.

Vou postar aqui, o comercial por escrito da Revista Época, chamado "A Semana", lançado em 2001:

Para um preso, menos 7 dias.
Para um doente, mais 7 dias.
Para os felizes, 7 motivos.
Para os tristes, 7 remédios.
Para os ricos, 7 jantares.
Para os pobres, 7 fomes.
Para a esperança, 7 novas manhãs.
Para a insônia, 7 longas noites.
Para os sozinhos, 7 chances.
Para os ausentes, 7 culpas.
Para um cachorro, 49 dias.
Para uma mosca, 7 gerações.
Para os empresários, 25% do mês.
Para os economistas, 0.019 do ano.
Para o pessimista, 7 riscos.
Para o otimista, 7 oportunidades.
Para a Terra, 7 voltas.
Para o pescador, 7 partidas.
Para cumprir o prazo, pouco.
Para criar o mundo, o suficiente.
Para uma gripe, a cura.
Para uma rosa, a morte.
Para a História, nada.
Para a Época, tudo!



Disseram que o video estava no site da W/Brasil, mas não consegui achar.
A verba para este comercial era muito pequena, de inicio a agencia cogitou em não aceitar a conta da Revista Época para fazer o comercial por achar que seria impossivel fazer algo bom com uma verba tão pequena. Mas Jarbas Agnelli, partindo da ideia de que a como a Época é uma revista semanal, e para ela uma semana, ou seja, 7 dias é td, ele criou um filme de 3 minutos (algo totalemtne inusitado, pois os filmes publicitários normalmente tem duraçào de 30 segundos e raramente 1 minuto) com uma sequencia de imagens em preto e branco, sobre elas um letreiro mostrando o que são 7 dias p/ acada um daqueles temas.

7 comentários:

Dark Side disse...

Sim, lembro de ter visto esse comercial, mas não lembro se foi num cinema (antes dos trailers) ou na net! (ou talvez tenha apenas recebido algum pps...

Muito inteligente. Muito bem feito.

Conhecimento nunca é demais. E nunca é tarde pra se aprender qualquer coisa.
Apesar da confusão, pelo visto a aula (ou melhor, a palestra) foi muito produtiva (descontando a galera da PP =) Bom isso...

Beijo!

Anônimo disse...

Anjo...
Espero que o teu findi tenha sido bem produtivo tb...

Beijão Vladi

Anônimo disse...

aquela tua imitação da voz do marinho ontem foi show! mais show ainda foi ele aparecer... heheheheh. ai mari, tu é terrível!! E a palestra tava tri. onde tu conseguiu o texto?
beijos!

Muk´s

Anônimo disse...

apresar de tu, a sheila e o samuel não calarem a boca ontem, tu bem q prestou atenção. eu epesar de quieto, a minha mente estava lá lá lá.... sei la eu onde... detesto aquele auditorio. E o Marinho é super legal. acessível e devia estar no lugar do sergio. e o Borba naum vai morrer, capaz mari. bom, se morrer o nilson assume de novo, dai eu quero ver. q papo mais espm... argg... tchau.

Claiton

Anônimo disse...

Muito interessante....bem legal! Gostei!
:****

LAUPER

Anônimo disse...

Clássico é clássico, né linda ? O problema é que hoje em dia poucas pessoas sabem apreciá-los. Muitas vezes os clássicos exigem paciência, tranquilidade e reflexão para serem bem absorivodos. A vida moderna restringe este tipo de coisa. É tudo muito rápido. Mas, quem consegue apreciar um bom clássico realmente sai enriquecido.

beijao

Iuri

Anônimo disse...

Tiago: um dia perguntaram a um general por quê dele usar tanto de seu tempo estudando as biografias das mais diversas pessoas, e ele respondeu: "Para superá-los."

Acho que é assim mesmo. Lembra-se daquela expressão "sentar nos ombros dos gigantes para poder ver mais longe?" Não foi feita de graça e é bem correta.

A Publicidade e a Propaganda, mais do que as Relações Públicas e o Jornalismo (eu bem posso dizer pois já me formei na primeira e estudo a segunda), exige uma adaptação e aprimoramentos constantes, sendo se suma importância observar o mundo à sua volta para não ser pego de supresa por ele.

Eu... FUI! Abraço!