sexta-feira, setembro 24, 2004

I've Seen It All

Dinâmica de grupo pode ser uma coisa muito interessante. A minha profissão exige muito isso, e muitas vezes é utilizada para resolver problemas da equipe de trabalho.
Eu sei, tem gente que acha um saco, perda de tempo, romantismo. Mas acho que tudo depende da maneira com que é realizada, enfim, se realmente a atividade agrega valor.

Identidades

Tem aquele que fica quieto. Não diz nada, não tem opinião pra nada, quando fala, fala baixo.

Tem aquele que só abre a boca pra falar besteira. Nada que se aproveite para o bem da humanidade.

Tem aquele que quer chamar atenção, de qualquer jeito. Sendo fazendo piadas, mexendo com os colegas, criando conversas paralelas durante a atividade.

Tem o intelectual, o inteligente. Tudo sabe, tudo conhece, tudo já viu. Sempre quer colocar a opinião dele na roda e faz questão de mostrar todo o seu conhecimento.

Tem o idéia fixa. Sempre repete a mesma coisa, cita o mesmo autor, o mesmo ditado.

Tem aquele do contra, que sempre descorda das opiniões dos outros. Sempre tem um “mas”, um “porém”....

Dentre tantos, tem as pessoas que são um misto disso tudo, o que é legal. Na verdade todas essas identidades são bem-vindas em uma dinâmica ou reunião, pra dar um certo equilíbrio ao grupo.

Estou falando disso pq eu fiz um workshop essa semana todos os dias de manha. Já fiz muitos, mas nesse eu percebi que muitas vezes a gente passa uma imagem para as pessoas que não é correta em relação a nós. Ou por algum motivo em algum momento, aquela pessoa tem um sentimento em relação a vc totalmente absurdo.

E observei mais as pessoas, o comportamento... o ser humano pode ser uma coisa muito cômica.

Não tirei muito proveito deste, mas sei lá... a gente sempre aprende alguma coisa nova. Mesmo que seja a respeito de um assunto q vc já viu, sempre tem uma nova maneira de abordar, de comentar, de refletir.

Podia escrever bastante sobre isso, mas acho q vcs não vão querer ler tanto assim.

Comments:

Rodrigo: eu ainda não sei o q eu vou fazer.

Henrique: eu não gostei de Roubando Vidas. Ainda bem q tinha pelo menos a Jolie. Tava bom Santa então... batida de coco... hummm.
E quando vou apresentar o príncipe pra vcs?? Oportunidades não vão faltar. É so marcar...

Muk´s: não tenho culpa do sistema de comments do meu blog. Umas 5 pessoas já tentaram arruma, incluindo o dindo Paulo, ta Henrique???

Claiton: não foi revelado o candidato que deu o beijo nas crias. Não sei dizer, de verdade.

Felipe Iglesias: vamos ver quando vamos para Santa... mas vc sabe q eu preciso de muito planejamento.. muito...

7 comentários:

Dark Side disse...

Depois do que vc contou, dá pra pensar que uma dessas dinâmicas ia funcionar aqui no escritorio, hehe, podia resolver muita cosia, muita cosia mesmo.. pena que em grupos pequenos essas coisas não sejam tão impunes (isso de falar do que vc pensa tão claramente).

MAs quem sabe qquer dia..

Ah, e eu já saberia dizer em qual das identidades cada ums e encaixaria, hahahaha..

Só faltou o que não tem razão, mas acha que tem razão, mas fala mais alto que os outros na tentativa de aparecer e dominar, hehehe. ou qualquer coisa parecida.

Beijos!

Anônimo disse...

muito comico esse post. e as dinamicas q a gente ja fez em aula renderam ate rodadas de chop para os ganhadores, lembra? e pizzas tmb... ehhehe
beijos

Muk´s

Anônimo disse...

me deu vontade de escrever o nome de tanta gente aqui no comment, mas devido a audiência do safra acho melhor nao colocar meu pescoço em risco.
ehehheheh
beijo
Maurilio

Anônimo disse...

Pra quem gosta de mandar isso é sempre ruim, mta gente falando, sempre vira baderna...
beeechos.
Henrique.
PS: tô odiado...

Anônimo disse...

Tiago: eu já fiz uma aula de psicologia sobre dinâmicas de grupo - quando o meu TCC era ainda sobre a paranóia - e foi tudo de bom! As teorias do Moreno, as aplicações e conceitos... tudo me ajudou a compreender o funcionamento das dinâmicas de grupo e ver o quão fascinante elas são.

Até advogado e promotor eu interpretei em uma dinâmica sobre inversão de papéis!

Em todo caso, eu... FUI! Abração!

Windmaster A. Zack disse...

Confesso que na "área" onde eu "atuo" Dinâmicas de Grupo não são lá tão difundidas. Acho que desde o início da faculdade teve apenas 1 cadeira das quatro de psiquiatria que considerou isso importante. Eu tive sorte com o grupo e com a professora, though. Outros grupos não tiveram a mesma sorte.

Pena. Anyhow, acho que faria bem se tivesse mais. Pra não ficar muito atolado em coisas técnicas, sempre.

E não sei se é "a gente que passa uma idéia incorreta sobre nós". A gente é o que é. Os outros que têm visões diversas da nossa pessoa, o que muitas vezes acontece sem a gente dar motivo nenhum.

Mas é, faz parte.

Pessoas são engraçadas XD

Anônimo disse...

Linda,

adorei teu post. Me senti refletido nele.

beijos

Iuri