segunda-feira, outubro 10, 2005

a irresistível arte da internet

Todo mundo que tem um blog ou lê blogs, sabe que é quase irresistível a curiosidade que a pessoa que ali escreve desperta em quem lê. Não são raros os casos de pessoas que se apaixonam por autores de blogs sem nunca tê-los visto. Isso já aconteceu comigo. Mas não foi só a paixão por uma pessoa que vcs sabem quem é. Amigos fantásticos como o Lisandro, que foi a primeira pessoa que eu “pedi em amizade” nesse mundo blogueiro. Achei por acaso o blog dele pesquisando material sobre a Bjork na internet. Logo percebi que nosso gosto musical era praticamente uma réplica, logo eu não poderia deixar de falar com ele. E assim é ate hj, e nas festas que fizemos juntos e os fofos queridos que vieram de brinde: Trent, Dhi e Fabio.

Mas até onde a pessoa que escreve é capaz de revelar a personalidade? E mesmo que a pessoa revele, será que na maioria das vezes a gente consegue perceber? Mensagens subliminares nas entrelinhas eram as minhas preferidas quando comecei a colocar minhas idéias malucas lá na 1° versão do Safra 1984, feita em abril 2004 http://safra1984.weblogger.terra.com.br. Escrevia de tudo um pouco. Meus artistas preferidos, filmes, personagens, música, muita música, realease das festas, choros, mágoas e homenagens. Mas nem tudo podia ser dito, senão eu seria motivos se questionamentos eternos. Até hj é assim. Penso que as pessoas ficaram escandalizadas se eu escrevesse tudo q penso.

Os sentimentos são controversos e a sensação causada na primeira leitura é sempre interessante. Alguém que escreve em português errado é menos interessante do que quem escreve corretamente? Eu que nunca soube e nunca saberei colocar vírgulas, falo descontroladamente ou em pausas estranhas? Falo assim na vida real tmb?

As amizades virtuais surgem no 1° contato através dos blogs, depois vem o msn, onde acontecem conversas em tempo real e na maioria das vezes visualização de fotos. E depois veio o orkut, que vc mexe e futrica nos amigos, nas comunidades, nos depoimentos, o que faz aquela pessoa mais íntima pra vc. Mas será que há resquícios inequívocos de suas personalidades ali? há pessoas que mantém eternamente o anonimato e nunca dão cara a seus textos. Acho um charme.

Das pessoas que conheci através de blogs e internet, nenhuma me decepcionou ate hj. Houve algumas surpresas em relação ao modo de falar de alguns, mas meu sentimento é positivo em relação a todos eles. Não sei se sou a mesma pessoa ao vivo. Tenho quase certeza que não.

Mas quem tinha q gostar gostou. Enfim realmente valeu a pena essa história toda.

Perguntas rondam minha cabeça a cada vez que "leio" alguém. E você? É o que você escreve?

6 comentários:

Dark Side disse...

É, não sei.

A internet é um meio muito frio,porque o que é escrito não tem entonação, e sempre depende muito da disposição de quem lê. (assim como qualquer outra cosia escrita.)

Não sei se é tão reveladora.
Na real, a maioria das pessoas nem é "integral" quando fala pessoalmente, quem dira na rede.

Em geral se protegem com vários invólucros de receio que os faz ser qualquer coisa do profissional ao simpático, mas dificilmente a verdadeira face.

Anônimo disse...

Mari,

na internet, me sinto livre para falar sobre qualquer assunto. e na 'vida real' me sinto muito mais travado, entende?
e acredito que a internet tenha um papel muito importante em nossas vidas, por exemplo, sem a net não teria te conhecido, assim como meu outros grandes amigos.... é... mas prefiro mil vezes o contato físico.
vai dizer... não tem coisa melhor.
huahauahauahauahauaha

Abração.
ainda com saudades!

Lisandro
[lee moz]

renata disse...

ando absolutamente sem inspiração para escrever...acho que é a falta de tempo e falta de dramas...
mas esse teu post me fez lembrar de algo que há tempos quero escrever! obrigada!! :)

acho que a internet é uma ótima maneira de conhecer as pessoas, mas concordo com o Rodrigo: a falta de entonação das frases já me causou inúmeros problemas....
eu acho que sou a mesma pessoa falando ou escrevendo, mas certamente a tua opinião sobre mim é bem mais isenta que a minha :)

Anônimo disse...

Ô, lá!

Acredito que todos somos o que escrevemos, mas não somos apenas isso. Por isso parecemos diferentes, pois somamos outras características quando interagimos.

Alguns conseguem se aproximar mais da verossimilhança quando usam a internet, enquanto outros não. Não há solução para isso, afinal, nas relações pessoais ocorre a mesma coisa. E é tão difícil poder dizer que conhece alguém.

Enfim, é por aí. Abraços!

Tiago

Iuri disse...

Como eu te falei ao vivo, achei este um dos melhores posts teus. Não sei o que dizer... Parabéns... Bati cabeça procê..

beijos

Dayse Batista disse...

Oi!
vim aqui seguindo tua trilha a partir do blog do Iuri.
Incrível. Tens "só" 21 anos (eu, tantos a mais) e adorei, adorei tua cabeça.
Este post sobre o que somos nos blogs é muito bom.
Quanto a mim, posso dizer que sempre digo só e tudo o que penso. Já foi mais difícil, mas a gente vai pegando prática e, quando vê, nem consegue mais ser diferente.
E sobre blogueiros, também nunca me decepcionei.
Mariana, adorei, e voltarei.

Beijo