quarta-feira, janeiro 04, 2006

o homem que copiava


Ontem eu fui ao centro pagar umas contas. Apressandamente eu peguei o troco pq tinha uma tia atrás de mim mau educada, q ficava botando pressão e recamando. Nunca trabalhei em banco nem na polícia. Mas eu vi na hora q 2 notas de 1 real eram falsas. A cor era totalmente diferente da original, um verde sem sombra e o corte era mau feito, com bordas sobrando. Era um tipo de papel de um lado e outro tipo do outro lado. A marca d´agua nem vai ser comentada aqui, pois fiquei sabendo que ela não é mais inserida nas notas. Deve ser para facilitar a falsificação.
As notas que eu tinha em mãos eram de 1 real. Mas jah pensou se fossem de 20, 50?? Passar uma nota falsa de 1 real adiante não dá peso na consiência. Mas e se fosse uma mais alta??
A prova disso eu tive quando eu fui pagar o ônibus. O único troco que eu tinha eram aquelas 2 malditas notas. Confesso que fiquei meio de cara em passar a nota para o cobrador, que quando as pegou passou a mão assim, meio de canto deu uma olhada mas não disse nada. Ele estava mais preocupado em colocar as fichas naquele troço de testar para ver se são verdadeiras ou não, sendo que ele percebeu q as notas eram falsas. Tá e ai?? eu me pergunto quanto mais de moeda falsa deve estar rodando na economia. Isso tem controle? Acredito que não. Pois todo mundo aceita pq é só 1 real, e pq outro troxa vai aceitar.

coisa triste esse país.

6 comentários:

Unknown disse...

Para mim o dinheiro é uma convenção. São as pessoas que dão o valor a uma nota, são as pessoas que dizem que 50 reais vale mais que 10 reais. Mas está tudo na cabeça das pessoas.

Por isso que elas aceitam a nota falsa de 1 real, pois como o valor é virtual, então dá para trocar aquela nota, no final das contas o dinheiro nada mais é do que aquele sistema primitivo de trocas...

Eu gostei dessa tua história, acho que exemplifica bem que somos nós que valorizamos um pedaço de papel com um símbolo impresso e que alguém diz que é oficial...

Anônimo disse...

No escambo a falsificação era dizer que lebre era coelho.

E nota de 1 e 2 reais só mesmo se for falsificação tosca. Sai caro falsificar, e falsificador só faz notas que valham: 50 e 100 reais.

Não tem mais marca d'água? Isso eu não sabia. Se bem que está virando notas de plástico especial, o que já encarace a falsificação.

Enfim, não acho que já tenha pego e/ou repassado dinheiro falso. Se o fiz, foi na ignorância. E de ignorante eu tenho um monte.

Abraços!

Tiago

renata disse...

nossa! tem que ser muito pobre para falsificar nota de 1 real!!

Dark Side disse...

concordo q é pobre falsificar nota de 1 real. Mas se pensar bem, é ate inteligente, pq ninguem vai ficar olhando e vendo se a cuja é falsa ou não.... e valor menor, quantidade maior...

Iuri disse...

Era só o que faltava !! ... Vc cair na delinqüência... POR FAVOR

Dark Side disse...

ainda acho que pedir esmola dá mais lucro do que essa falsificação de 1 real, hehehe, sei não...