segunda-feira, novembro 07, 2005

falando de lado e olhando pro chão



Foi neste domingo. Eu e Thor estávamos no Zaffari fazendo compras quando me deparei com o Raul Pont. A ultima vez q eu o vi, tive vergonha. Vergonha de saber que, ao vê-lo do lado da Maria do Rosário, não ganhariam as eleições para a prefeitura. Ontem a sensação foi péssima. Muito pior. Ele baixou a cabeça quando eu dei uma olhada assim, de canto. Eu me pergunto o que eles devem ouvir dos petistas hj em dia. Sem vergonha, eu o cumprimentei com um sorriso. O Thor tmb. Ainda acredito nele e no pessoal daqui. E ele, meio que surpreso, nos cumprimentou tmb.
Ele parecia uma página em branco, meio perdida, assim como todos os petistas.
Aquilo que obtivemos perde - lentamente ou de um dia para o outro - o encanto. Gastou-se o dourado, a estrela perdeu a cor, a bandeira ficou enrolada, as camisetas foram doadas e os adesivos retirados. Aquilo já não nos proporciona um paraíso.
E é nesse momento que chega a desilusão, com todo o seu cortejo de possíveis consequências desagradáveis.
Mas é bom botar o pé no chão. E repetir aquela famosa frase que eu sempre digo lá em casa: “ viu?? eu avisei!!!”

11 comentários:

Unknown disse...

Pois é, que grande pena para o país essa decepção toda. Sendo bem realista, era como se o PT fosse nossa última esperança, mas e agora? Agora não se tem mais nenhuma?

E o pior é que eles caíram naquilo que os outros têm feito por 500 anos... não fizeram nada de novo, repetiram o mesmo erro!

Eu só gostaria que viesse alguém que sofresse a tentação, mas não cedesse... independente se o cara for de esquerda, direita ou centro!

Anônimo disse...

Eu não votei no Lula. Votei no Serra. Mas por falta de opção.
Não gosto do Serra e não gostava de nenhum dos candidatos da época.
Pra 2006,vai ser uma "maravilha". Garotinho, Alckmin e Lula, se tiver petulância para tal.
TAMO FUDIDO. Se bem que o menos pior aí é o Alckmin
Não assisti a entrevista do Lula ontem, fiquei com vergonha de ter que ouvir ele dizer que não sabia de nada novamente...
Esse é o Brasil, sempre se contentando com as migalhas.


Beijos, Rey

Anônimo disse...

O PT cometeu MUITOS erros. Hoje, penso que o maior deles foi o ORGULHO. Se alçaram às alturas acreditando serem os invulneráveis salvadores da pátria. Subestimaram a força de seus inimigos a ponto de crer que podiam fazer alianças com a escória da política e ainda não se deixarem macular...

Quem me conhece um pouco acho que sou pessimista, sempre desconfiado de tudo. Com medo das CONSPIRAÇÕES...

Mas quem me conhece bem, percebe que sou otimista, porque insisto em ter fé, mesmo quando "TAMO FUDIDO".

Não quer dizer que ainda ache que eles sejam bonzinhos, ou salvação de alguma coisa. Ou que tão cedo tenha esquecido toda a sujeira.

O que quero dizer é que é difícil a gente aprender a lição de que a vida não é preto e branco. Ela tem não só os cinzas, mas todas as cores. Antes eles não eram anjos perfeitos. Agora, tampouco são demônios. São PESSOAS que, como todo mundo têm qualidades e defeitos. Alguns têm mais qualidades, outros têm mais defeitos. Pessoalmente, acendi esperanças com esta atitude do Pont.

Anônimo disse...

(Continuando o comentário acima)

Digo isto, porque ele mostrou que tem vergonha na cara. E é vergonha do partido. DO PARTIDO E NÃO DELE, PORQUE
ELE FOI UM BOM PREFEITO. EU NÃO ME DESILUDI COM ELE OU COM O PT DURANTE O MANDATO DO PONT. E NÃO É PORQUE OS COLEGAS DELE APRONTARAM QUE EU VOU SER MAL AGRADECIDO PELOS QUATRO ANOS EM QUE ELE FEZ UMA ÓTIMA ADMINISTRAÇÃO, CONFIRMADOS, INCLUSIVE, PELO SEU ÍNDICE DE APROVAÇÃO AO FINAL DE SEU MANDATO.

Agora, o que acho que esses que, como o Pont, ainda têm vergonha na cara deveriam fazer era sair do PT.
Digo sair, porque mesmo com toda a palhaçada, a corja ainda manda no PT. E já que eles não saem e nem mudam de postura. Então saiam os bons e continuem o trabalho que faziam quando nos bons tempos do PT.
Não sei se devem entrar para o PSOL ou algum outro partido ou criar mais um. Mas devem sair de onde, claramente não podem fazer mais nada
de bom pelo país, por estarem politicamente atrelados a uma âncora que os puxa cada vez mais para baixo.


Luis Otávio

E Pandora fechou a caixa, onde restara somente a esperança

Dark Side disse...

Sinceramente?
Quando olho pra trás me convenço mais e mais que não dá pra ter muita fé nem esperança no país.

É preciso batalhar muito e se virar como dá, crescer, fazer algo diferente, sem contar com qualquer ajuda. Esperar educação, saúde e segurança (que são o mais básico) do governo é o mesmo que acreditar nas velhas histórias da carochinha.
Se pudesse parava de pagar meus impostos todos.

Eu tenho medo do futuro, não porque não confio em mim, mas porque tenho dúvidas sobre até quando a gente vai conseguir levar a coisa apenas fazendo a nossa parte, enquanto quem deveria estar lá no topo velando pelo bem estar da população e do país não faz a parte dele.

Eu me decepcionei com o PT.
Porque passou a vida toda reclamando que a política tinha corrupção e que o povo ficava em segundo plano, e quando chegou ao poder, caiu na mesmice dos outros.

Sei lá, hoje literalmente, se pudesse, iria embora pra Passárgada.

Dark Side disse...

sempre fui satisfeita com a administração do pt aqui na cidade, onde o pt governava "em casa". lá em brasília a história é outra. preferia ficar aqui, com a minha prefeitura.

e não acredito em mais ninguem tmb, pra mim política é uma página em branco, q eu quero esquecer.

Unknown disse...

Concordo com o Thor. Eu também gostaria de não precisar pagar impostos... a gente paga pra ter saúde, educação, segurança, estradas...

No entanto temos que ter plano de saúde particular, estudar em instituições particulares, contratar empresas de segurança, pagar pedágio...

Por que eu sou obrigado a descontar tanto imposto? Por que eu tenho que pagar 2 vezes pelos mesmos serviços?

Anônimo disse...

Ô, lá!

Pois é, até eu que somente fui para POA duas vezes cheguei a cumprimentar o Raul Pont, no FSM.

É, as coisas não vão mesmo bem. Mas, ao menos, ainda não estamos em guerra contra o Paraguai.

Bem, já falaram o que eu poderia dizer, então: abraços!

Tiago

renata disse...

O Pt já estava passando do ponto: era a verdade universal, a oitava maravilha do mundo, e isso não era um bom sinal...

Concordo em gênero, número e grau com o comentário do Luis Otávio e acho que nem devia estar comentando, já que ele disse tudo.

Mas sempre que penso nessa história, lembro do Aldous Huxley, que dizia que a desilusão é a melhor coisa que pode acontecer a alguém: uma pessoa iludida e que idealiza algo está caminhando em direção ao precipício. A desilusão a faz parar e voltar, evitando a tragédia total.

O escândalo fez com que os iludidos despertassem e isso é bom. Claro, tem o lado negativo: ver os salafrários do PFL na TV posando de honestos, dando sermão no governo é revoltante.

Mas abandonar a luta é fácil demais e acho que fazer isso significa que não lutávamos por idéias e sim por um partido... Minhas convicções são muito maiores que o PT. Se ele não acredita mais na mesma coisa que eu, paciência, vou procurar quem acredite...

Posso demorar a encontrar, mas me recuso a pensar diferente. Ouço as pessoas falando apenas riqueza, carros blindados, condomínios fechados de MERDA e, vejam que espetáculo, armas na mão... Esse pensamento, tão pequeno e imediatista, me deprime.

Votava, e ainda voto, na esquerda, pois sempre acreditei em idéias que nasceram antes do PT. E o PT não vai me fazer mudar de idéia. Nem hoje, nem nunca.

Anônimo disse...

Em relação as bandeiras citadas no inicio do post: são as dos petistas, que não são de plástico e não ficam no chão após comícios, após campanhas... pq estas são nossas, pq sabemos pq estamos votando. Agora, aquelas descartáveis, medíocres bonés e outros materiais q ficam jogados no chão, pq essas pessoas so fazem a campanha para “acabar com o PT” não pq realmente se importam com alguma coisa.
\\\\\\\\\\\\\
E as pessoas que odeiam política, claro que odeiam o PT e os Ptistas. Isso sim é uma regra que não tem exceção. Obrigadas então a votar, votam sempre contra o PT.

“Quando querem transformar
Dignidade em doença”.

Ficam em um fanatismo contra, e depois nós que somos fanáticos.

“Quando querem tranformar
Esperança em maldição”

\\\\\\\\\\
É, Mas o que é isso???
Absurdos, absurdos e mais absurdos... a capacidade das pessoas distorcerem as coisas que vc fala é incrível...

Não vou deixar de comentar as coisas que eu vi e li. Não quero nem saber se tem. Estou de saco cheio de certas coisas e não vou ficar quieta.
\\\\\\\\\\\\\\
Hehe, pozeh, eu tive a onda de reclamações pelo meu post, e todas elas foram um tanto vazias...

Fazer o que, né? Continuamos na campanha =)

\\\\\\\\\\\\\\
Motivos pra isso? Só posso ver um: é preciso quebrar a hegemonia antes que o partido se estabeleça de vez e não saia mais. Ainda mais agora que a situação econômica do País começa a se estabilizar (sim, ainda verei muita gente se dobrando para aceitar isso) e os resultados de tanta luta começam a ser colhidos.

É uma verdadeira pena que a população não seja politizada o suficiente para perceber certas coisas.
Mais que isso. Uma pena perceber que por mais que os resultados positivos existam, eles sempre ficam em segundo plano, encobertos por picuinhas ridículas, promessas pomposas, e supervalorização de pequenos pontos negativos que nenhuma outra gestão seria capaz de sanar.

Hoje eu vejo como uma boa aula de planejamento urbano bem assimilada pode mudar o ponto de vista de uma pessoa. Passei anos sendo antipático ao partido que estou defendendo aqui, mas aos poucos, principalmente dentro da universidade, fui vendo a importância de determinadas atitudes, de métodos de administrar,comecei a me interessar mais por política e, por fim, depois de mudar completamente de opinião e virar um defensor ferrenho do partido trabalhista, chego a conclusão que as pessoas merecem realmente a administração que elegem.
\\\\\\\\\\
Aos ptistas, digo para vcs manterem o nariz mais empinado do que nunca.


E vc de que lado está?

Iuri disse...

Realmente a decepção é grande. Eu particulamermente não voto mais no PT. Deixei de acreditar, de sonhar com alguma coisa diferente. Qual o caminho agora? ... ainda não sei...

bjs