segunda-feira, junho 13, 2005

12 de junho

No dia 29 de junho de 2004, eu escrevi um post no meu blog antigo, que falava a respeito da minha vó Isis.
Gostaria de posta-lo de novo:
Olha só, a minha irmazinha Natalia, esta no hospital desde domingo, mas não é nada grave só mais umas dessas "viroses", mas minha mae esta lá com ela. Por isso, ela pediu para a minha vó ir pra minha casa pra ajudar a cuidar do Gabi e pra ficar alguem em casa tmb, já que eu sou turista. Mas enfim, eu adoro quando a minha vó vai pra lá.
Tipo, ela não é uma vó comum, nunca foi. Quando eu era criança, imaginava quando eu teria uma vovozinha com cabelo branco, sentadinha e fazendo tricô... a respesta que eu tenho hj, uns 13 anos depois, é essa: Nunca! Não que isso seja ruim, bem pelo contrário. Hj eu prefiro mil vezes que ela seja assim, sempre encima do salto, arrumada, perfumada, com seu cabelo acaju escuro sempre bem pintado e cortado.
E toda a sabedoria e elegância que ela ainda passa pra mim, é algo que realmente vale a pena. Minha mae é meio sem noção, não que ela seja uma alcólotra, louca, nada disso. Mas ás vezes eu tenho a impressão que ela vive no mundo do algodão doce, brincando de casinha. Minha irma mais velha e eu fomos criadas pela minha vó.
Ele sempre foi rígida, e muitas vezes cheguei a pensar que era má. Não, nunca bateu na gente. Mas exigia uma disciplina digna de colegio militar, e brigava muito, muito com a minha mae e meus tios´e meu avô, pois naquela época os tempos eram difíceis. Mas apesar disso, eu sempre senti que era muito amada por ela. Eu era uma bolinha de gordinha quando eu era criança, e ela me fez parar de comer e emagracer.
Eu me lembro que eu ficava odiada com ela quando ela me tirava as bolachas e me fazia comer frutas, mas dai ela dizia assim: quando vc crescer, vai me agradecer por isso!!! Vó, sou eternamente grata! Ela criou a gente de uma maneira que se tivermos que ir na favela vamos saber se comportar, se tivermos que ir palácio conhecer o Príncipe Willian (ha..... q gato!) vamos saber nos comportar também. Respeito pelos outros, conciência política, cultura cinematografica, culinária.... Meus tios e minha mãe tmb são maravilhosos. Mas eles foram criados tmb pela vó né?
Por mais que a gente reclame dela, pq as vezes ela faz umas assim que a gente fica de cara, ela sempre manteve a familia unida, por mais bafo que tivesse. E quando tem algum sufoco, pra quem a gente corre???? pra vó!! Ontem quando eu cheguei em casa ela estava sentada no sofá, lendo. Que bom que vc vai ficar alguns dias aqui vó.... e ela: oi minha neta! peguei então e deitei um pouco no colo dela e me vieram todas essas lembranças da minha infância que eu tenho quando chego perto dela, ou quando eu vou na casa dela. Agradeço eternamente pelos ensinamentos, pela proteção, por ter me indicado livros e filmes, por ter me vestido durante muito tempo, por eu saber cozinhar, por eu gostar de politica, ter fé, e tmb pelo regime.... heheheeh.
Hj dia 13 de junho, um dia após seu falecimento, gostaria de dizer que a única coisa maior do que a minha dor agora, é o amor que eu sinto por ela.
Vó, eu te amo.
Mariana Cansian

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mari

Sinto muito pelo o que aconteceu.
Conheço essa dor: perdi meu pai há 10 anos.
Vi meu ex-namorado perder o pai há 2 anos.
Sei que nada do que eu disser te fará sentir melhor.
Mas pode estar certa de uma coisa: a dor passa, a vida segue,
e só as lembranças boas ficam.


Um beijo
Renata

Dark Side disse...

É guria.
Ler isso de novo, e agora, faz o olho encher de lágrima.
Triste.

O que eu posso dizer é que bom que eu conheci tua vó, pq ela foi uma pessoa maravilhosa, e sem dúvida vocês todos devem muito do que são a ela.

Também sei que é dificil falar qualquer outra coisa agora, porque vai parecer vazio, ou comum, mas sabe que vocês todos, principalmente você, pode contar comigo, hoje e sempre. Te amo, e vou estar do teu lado pro que tu precisar. Beijo.

Anônimo disse...

Vou dizer o que me disseram a pouco tempo:

"Daqui envio muita força, e pode ter certeza que estarei rezando por vc e sua familia. Um abraço."

Foi você que escreveu isso. Logo, na mais justo de que eu replique o seu gesto gentil.

Tudo de bom para ti.

Tiago

Windmaster A. Zack disse...

Queria poder dizer que eu conheço a dor, mas não dá. Mas eu consigo imaginar.

As pessoas que vivem na memória da gente permanecem. Eternamente.

Tudo de bom.

Tag =)