sexta-feira, novembro 05, 2004

A Liga da Justiça

Faz tempo q eu não posto. Falta tempo, falta internet no meu micro (again). Mas não é por falta de assunto.
Super-Homem
Estou muito feliz pelo prefeito eleito de Porto Alegre. Pela 1° vez na minha vida, vou morar em uma cidade governada pelo Super-Homem. Em sua campanha no 2° turno, nosso futuro prefeito conseguiu apoio de 4 candidatos, formando a maior coligação que eu já vi na minha vida. Prometeu manter os projetos dele próprio, desses outros 4, e ainda manter as promessas e os atuais projetos do PT na prefeitura! Um verdadeiro Super-Homem.
Mudança
Nunca vi candidato se eleger elogiando projetos do seu principal oponente. Prometendo mudança, ele diz que vai governar como o PT. Afirmou em todos os momentos se sua campanha dizendo “o que esta bom, fica”. Humildade dele para alguns, para outros um tremendo cara-de-pau, que fazia questão de dizer em seus comícios que em 16 anos o PT não fez nada. Contradições de campanha... furos... falta de assunto e de projetos. Mas afinal, pra que ele deveria apresentar projetos se já teria que cumprir os de Deus e o mundo?
Estratégia
Embora tudo de bom que o governo do PT fez pela cidade tenha sido reconhecido ate mesmo pelo adversário, Raul não conseguiu se eleger. Bater na mesma tecla do Orçamento Participativo e do Fórum estava irritando a mim, uma petista, imagina o resto que depende de um posto de saúde. Programas de melhorias na saúde existem sim, mas o PT não mostrou no 1° turno. E fora todos os problemas que uma metrópole como Porto Alegre enfrenta que o PT tapou com a peneira durante toda a campanha. Todo mundo sabe que quem esta no governo fica no alvo das criticas.
Erros de ambos os lados, mas infelizmente pra muita gente colocar tudo em uma balança não basta. Acham que tem que mudar, já q a prefeitura já fez demais e não deu jeito em muitas outras coisas, não vai mudar mais. E a burguesia de Porto Alegre não quer mais saber de projetos sociais e OP, já que não participa deles. E o resto da população se preocupa demais com coisas pequenas, e os mais frágeis, estes em sua grande maioria reconhecem o trabalho do PT.
Brasil, um país de todos...
Eu mesma estava decepcionada com muitas coisas. Mas infelizmente estamos no Brasil, país que os políticos só pensam no próprio umbigo. Quando são oposição tem um discurso, quando são governo, outra coisa. No governo Lula, as pessoas só enxergam defeitos. Lógico, por ser ele esta todo mundo olhando e julgando.
O que eu percebo hj pelo voto dos brasileiros em geral, é que povo nunca está satisfeito com nada. Em ato de protesto contra todos os governos que não resolvem definitivamente todos os problemas que a população enfrenta, as pessoas estão optando por votar na oposição, mudando o governo do estado, o municipal e o federal. A realidade é que ninguém vai resolver tudo. O plano de governo do Lula era mais “um sonho” do que qualquer outra coisa. Emocionante sim, mas triste quando tentado colocar em prática. Doações e boa vontade de muitas pessoas não faltaram. Mas e daí? E daí que só vamos saber realmente o que esta acontecendo quando o governo chegar ao fim. Não somos o estado mais pobre do Brasil. A televisão mostra as coisas de uma maneira sensacionalista, com direito a edição de imagens e musica de fundo. Todo mundo se comove. O Brasil é gigante e a cada chute sai uma cidadezinha lá não sei onde, que não tem escola, saneamento básico, água, comida, etc. Cuidar de todos é impossível.
A ajuda por parte do governo chegando através do “Bolsa Família”, doações de comida, e outras coisas, não vai controlar a pobreza. Acredito que falta educação, bom senso e responsabilidade por parte de muitas pessoas (incluindo as mais necessitadas). Arrisco aqui, uma opinião minha, talvez meio radical, mas acredito que deve ser feito um controle rígido de natalidade nas regiões mais pobres do Brasil. Aquilo que vemos na TV, daqueles barracos em vilas, lá no sertão, ou em qualquer lugar... Cheio de crianças desnutridas, fora aquelas que ainda não nasceram, as pessoas precisam de ajuda sim, com atendimento médico, antes de comida.
Claro que tmb tem toda aquela questão econômica, de baixa renda, investimentos baixos, falta emprego etc, tudo em um circulo vicioso que parece não ter mais fim. O governo acredita que dando poder de compra para a população miserável vai resolver os problemas.
Não podemos esperar soluções milagrosas. Mas o povo não quer saber se não dar pra fazer. Quer aquilo que foi vendido em programas eleitorais, em promessas de governo, em filmagens de qualidade e ternos Armani. Pelo que podemos perceber, hj em dia esta assim: ou cumpre ou sai.
Radical né?
A coisa anda complicada para candidatos super-heróis.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Bom... concordo em quase tudo que você disse. Mas destaco uma parte que me pareceu uma generalização exagerada (como quase todas as generalizações): "o que eu percebo hj pelo voto dos brasileiros em geral, é que povo nunca está satisfeito com nada".

Contradigo isso com Curitiba. Se o PT e a esquerda dominam Porto Alegre por 16 anos e o povo se encheu, aqui em Curitiba, com seus mesmos 16 anos de PFL/PMDB, elegeu outra vez um membro dessa coligação.

Tem pessoas que estão satisfeitos com o que tem - mesmo que falte muita coisa - do que arriscar.

Em todo caso, eu... FUI! Abração!

Anônimo disse...

Mari, vc eh D+!!!
adoroooooooooo tudo o que vc escreve... muitas vezes vc diz exatamente o que eu estou pensando... eh incrivel!
te adoroooooo miga!
como vc esta? nao te vi mais on-line e talz... aparece neh? faltam 7 dias!!!!
hehehehehe
beijaoooo!!!

LAUPER MOZ

Anônimo disse...

"(...)em filmagens de qualidade e ternos Armani." que nojo desse teu estilo quique de escrever... Ok, só passei pra dar um oi. OI.
Beeecho.
Henrique.

Dark Side disse...

Bom, depois de muito discutir e conversar a respeito de tudo isso, começo apensar que o problema não é com a politica, nem com os políticos, o problema é a ignorância e o desinterece da maior parte da população mesmo. Como fazer politica consciente se não tem fiscalização dos maiores interessados? O
O povo nem sabe porque vota, muito menos em quem vota.
E ainda tem a questão do "votar em pessoas, não em partidos", que do meu ponto de vista atrapalha o funcionamento, uma vez que não elege grupos de mesmo interesse e com poder de aprovação forte.

Todo mundo só sabe esperar o salvador da pátria, o messias que virá repartir peixes e pães e acabar com o malno mundo. (okay, devo esse raciocínio ao Luís Otávio)

Sei lá, as esperanças que eu depositei (e aquela fé...) no povo já estão sumindo...

Anônimo disse...

Oi, nem sei como achei esse seu blog, sabe como é vai puxando coisas na net e de repente aparece algo que começa a ler e acaba achando interessante.
Saiba que curti mto seu perfil, as coisas que disse, as que me identificaram e outras que não, na boa, te achei mto "interessante" talvez pela postura de suas idéias, a forma com que coloca as coisas, sentimentos enfim....
Calma, calma... Não é nenhuma cantada barata, mesmo pq não a conheçeo ( por foto ao menos ) e mesmo se conhecesse seriamos "amigos" ( claro, se me desse um abraço e não 3 beijinhos rsrsrsrs )
Meu nome é Sandro, tenho 29 anos dois filhos ( legalmente casado) mas tenho um namorado que me faz sentir o homem mais feliz do mundo, então é isso..
Só deixei um "OIE" pq achei vc ( pelas suas idéias) uma garota interessante e com conteúdo.

Caso se dê ao trabalho de querer falar comigo me add aê:

sandro_limma@hotmail.com, bom agora preciso trabalhar..

Grande beijo e tenha um excelente final de semana.

Valeu !!!